Atividade Física Inclusiva - O desenvolvimento do sistema respiratório dos surdos e mudos na Atividade Física.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Atividade Física Inclusiva - O desenvolvimento do sistema respiratório dos surdos e mudos na Atividade Física.

Mensagem por Marcos Tanaka em Dom Maio 01, 2016 9:28 pm

A educação inclusiva é um processo social que vem se desenvolvendo em todo o mundo e direciona os pensamentos para a reflexão sobre a educação e o papel da escola nos tempos hodiernos. Portanto, compreende-se que a educação escolar deve proporcionar a todos os indivíduos o desenvolvimento social, cognitivo, psicológico e afetivo, de maneira integral, preparando os indivíduos para exercerem suas capacidades e funções de modo pleno na sociedade (NOZI; VITALIANO, 2012).
A disciplina de Educação Física como parte integrante da grade curricular das escolas não poderia ausentar-se desse processo de inclusão educacional. Destarte, corrobora-se com Rodrigues (2003) quando argumenta que o professor de Educação Física representa condição sine qua non(indispensável) para que a inclusão se torne efetiva, por ser instrumentalizado de conhecimentos e técnicas que contribuem para melhoria da formação, saúde e qualidade de vida dos alunos, além do acesso destes à diversidade. O Professor de Educação Física, através de sua prática pedagógica comprometida com o desenvolvimento social, contribui sobremaneira no campo da educação inclusiva, fazendo uso de novas propostas e abordagens teórico-metodológicas, que estimulam a criatividade, a expressão corporal, a liberdade de movimentos, a ludicidade, enfim, implementam atividades capazes de proporcionar aos alunos experiências que favorecem a cooperação, a sociabilidade, bem como o seu desenvolvimento psicomotor (ZUCCHETI, 2011).
Em se tratando das pessoas com surdez, corrobora-se com Greguol (2010), ao argumentar que apesar da deficiência auditiva aparentemente não demonstrar grandes comprometimentos ao desenvolvimento geral do indivíduo, o impacto da perda do sentido da audição pode acarretar sérios danos e agravos, caso o indivíduo não tenha estímulos apropriados.

Segue link do artigo que foi a fonte da nossa pesquisa: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/790/300

Quaisquer dúvidas, estamos à disposição!
Atenciosamente, Morgana Alves, Osvaldo e Thayná Laryssa
avatar
Marcos Tanaka
Admin

Mensagens : 1
Data de inscrição : 01/05/2016
Idade : 24

Ver perfil do usuário http://edfisicaebiologia.livreforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Atividade Física Inclusiva - O desenvolvimento do sistema respiratório dos surdos e mudos na Atividade Física.

Mensagem por Sílvia Neves em Qui Maio 12, 2016 9:39 am

Bom dia!
Parabéns pelo início do fórum. O tema escolhido - Atividade física inclusiva - é muito relevante. Ficou claro no texto e na abordagem do grupo o papel fundamental do Professor de Educação Física no contexto da inclusão educacional. O grupo selecionou os surdos e mudos para o desenvolvimento da atividade. Nesse sentido lanço a pergunta: todo o indivíduo surdo é mudo?
O planejamento da aula de Educação Física é fundamental para que seu desenvolvimento seja eficaz e que os objetivos sejam alcançados. Esse planejamento precisa ser diferenciado quando direcionado para uma pessoa surda e muda?
Profa. Sílvia Neves

Sílvia Neves

Mensagens : 1
Data de inscrição : 02/05/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum